Cultura Visual: ideologias e estereótipos na constituição de personagens do gênero feminino

Resumo — Este artigo concebe games de videogames como
constituintes de uma Cultura Visual. Desta maneira, analisam-se
implicações éticas e estéticas de personagens de videogames.
Neste estudo são analisados, três personagens de games do gênero
feminino, a fim de discutir modalidades como: a) perspectiva
gráfica; b) interatividade; c) narrativa; e d) interface. Desta
forma, reflete-se acerca da inserção de games em contexto
educacional, tendo em vista que imagens e ideologias são
transmitidas pelo cenário e pela jogabiliade. Esses aspectos
abarcam a complexidade interacional dos games em caráter de
experimentação e podem potencializar o processo de
aprendizagem. A partir deste ambiente complexo e polifônico,
que é um game, observa-se se o hiperrealismo do gênero feminino
apresenta estereótipos socioculturamente construídos. Enquanto
resultado da análise da constituição estética desses personagens
constatou-se a presença de traços ideológicos, no que diz respeito
à relação dialógica jogo versus jogador.

Palavras-chave — Cultura Visual; Games; Gênero Feminino;
Relação dialógica; Videogames

 

Na íntegra: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-24_full.pdf

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